O Coral




Coral Municipal de Aguaí

A cultura é uma academia para a alma.” - Locci-Café cultural

 

 O Coral Municipal de Aguaí nasceu em julho de 2001, em meio a um ambiente de desejo, paixão e necessidade de um grupo de pessoas e amigos em vivenciar o canto coral à capella. Em 2002, foi realizado na cidade de Aguaí o primeiro EnCanto (Encontro de Canto Coral de Aguaí), e, a partir desse encontro, o Coral Municipal começou a receber inúmeros convites para eventos em cidades da região. Em 2004, participou do Canta Brasil, Encontro Internacional de Canto Coral em São Lourenço/MG. Em novembro de 2005, participou do Mapa Cultural Paulista em sua fase regional, em Indaiatuba/SP, onde recebeu como premiação a MENÇÃO HONROSA DE INCENTIVO CORAL EM ASCENSÃO. Também em 2005, fundou a Associação Coral de Aguaí (ACA), entidade de natureza cultural sem fins lucrativos, com o intuito de representar juridicamente o Coral Municipal de Aguaí e todas suas iniciativas culturais. Em 2007, com a saída do maestro Hélio Araújo, assumiu a cadeira de regência o Maestro Adilson Gonçalvez.

Já no ano seguinte (2008), o C.M.A. participa do II Corearte Barcelona (Encontro Internacional de Corais em Barcelona-Espanha), de 14 a 21 de outubro de 2008, sendo o único representante brasileiro.

Recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, por meio do PAC, atual PROAC (Programa de Ação Cultural), projeto este que teve como Responsável e Diretor técnico o Maestro Adilson Gonçalvez e patrocinador oficial a empresa Ibéria de Aguaí. Nessa viagem, com um repertório extremamente representativo das inúmeras vertentes da Música Brasileira, o grupo fez diversas apresentações, destacandose lugares como: Abadia de Montserrat, Universidade de Barcelona, Park Güell e Auditório AXA. Ainda em Barcelona, o maestro Adilson Gonçalvez realizou um workshop de Música Brasileira na Universidade de Barcelona, onde houve um proveitoso intercâmbio cultural entre os corais participantes. Coral Municipal de Aguaí (Abadia Montserrat-Espanha 2008)

No ano seguinte, a Associação Coral de Aguaí (ACA) recebe o título de Utilidade Pública Municipal. Nesse mesmo ano, o Coral Municipal faz uma participação na gravação do segundo CD da carreira do maestro Adilson Gonçalvez, no trabalho “La Soledad”, o que facultou sua primeira participação artística profissional em estúdio.

Em dezembro de 2009, foi contemplado com o Projeto Ponto de Cultura "Reviver a Cultura em Aguaí", projeto este em parceria com o Governo Federal e Estadual, com duração de três anos, com o objetivo de movimentar e fomentar a área cultural. Desde sua formação, há 11 anos, tem atuado e representado a cidade de Aguaí em inúmeros encontros regionais, nacionais e internacionais pelo País. Encontro Internacional de Belo Horizonte-2011.

Em 2014 , o auge do Coral Municipal de Aguaí veio com o Projeto À Capella –Vozes para o mundo ,onde resultou no   seu primeiro CD, produzido pelo maestro Adilson Gonçalvez  e a Participação do Grupo no Festival Internacional de Corais de Praga além de Gravações de um documentário e um vídeo –clipe em Paris.

Em Praga , uma experiência de muito sucesso.Rebidos pelo embaixador do Brasil em Praga e a convivência cultural com grupos de 18 países diferentes, sendo o único representante  do continente Americano.

Este projeto teve o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através do Proac e teve como Patrocinadores as Empresas:Margirios,Ibéria,Madeiranit,Rimad e Sil e obteeve grande êxito na mídia televisiva , digital e impressa sendo indiacado até para o Prêmio de Excelência e Qualidade como o Destaque de 2014 na área Cultural.O Prêmio será entregue em julho de 2015 no circulo Militar de São Paulo.

 

 

Conceitos:

Por conceito, a Associação Coral de Aguaí (ACA) reforça que respeita a democracia, o livre pensamento e as posições ideológicas individuais. A cultura é um direito de todo cidadão, conforme reza a Constituição Federal. Um povo com mais acesso à cultura e mais culto agrega valor à sua autoestima e à sua identidade. Outrossim, a cultura é, hoje, um braço importante da economia criativa, setor que mais cresce no mundo. Há relevância em se investir em cultura por trazer bem-estar social, desenvolvimento econômico, e agregar imagem positiva ao seu povo e nação. A cultura é um ativo extremamente importante de um povo. É sua identidade. Um povo forte tem uma cultura forte. A ACA acredita nesses conceitos e também no da diversidade cultural, e está antenada com os movimentos da economia criativa no mundo. Por fim, acredita no diálogo e no respeito mútuo como forma de convívio social.

Objetivos Artísticos: A Associação Coral de Aguaí/Coral Municipal de Aguaí esperam manter, ampliar os apoios e patrocínios culturais e buscar novos parceiros para subsidiar seus projetos, sua existência e missão cultural na cidade de Aguaí . no Estado e  no País. Possui Utilidade Pública Municipal e Estadual e se prepara para aprovar diversas propostas em Projetos de Lei de Incentivo cultural como Lei Roanet, Proac entre outras.

 

Contatos:

coralmunicipalaguai@gmail.com

coral@coralaguai.com.br

www.coralaguai.com.br

Adquira nosso novo CD
pré-venda aqui

Patrocínio